(31) 3275-1111

Alunos Maple Bear Belo Horizonte/Nova Lima conquistam medalhas em olimpíada internacional de matemática na China

Uma delegação de 15 alunos da Maple Bear Belo Horizonte/Nova Lima desembarcou em Confins na última terça-feira (28), após participar da 10ª edição do World Mathematics Team Championship (WMTC), realizado do dia 21 a 25 de novembro em Beijing, Capital da China. O time, que conquistou duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze individuais, além de 11 menções honrosas, foi a única escola da região metropolitana de Belo Horizonte inscrita na competição.

As olimpíadas de matemática contaram com a participação de 170 times de seis diferentes nacionalidades (Brasil, China, Austrália, Filipinas, Malásia e Bulgária) e uma delegação brasileira formada por 34 equipes, escolhidas a partir da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, criada pelo Ministério de Educação da França em 1989.

 

Familiares e representantes da Maple Bear Belo Horizonte/Nova Lima compareceram ao Aeroporto de Confins para receber a Math Delegation.

 

Vitoriosos

Mesmo após mais de um dia de viagem, que contou com uma escala em Dubai e outra em São Paulo, o sentimento de realização dos participantes conseguia superar o cansaço e a saudade de casa.

O aluno do 5º ano Dante Lamounier não esconde a surpresa (e a modéstia) com a medalha de bronze na categoria júnior, conquistada durante a disputa. “Não estou acreditando ainda, porque a competição era muito difícil. Acertei algumas coisas, mas achei que não tinham sido muitas. Não sei se merecia, mas estou muito feliz. O maior aprendizado que tive, com essa viagem, é que estudar é a melhor coisa que existe na infância”, afirma.

Para Laura Pinto, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental e medalhista de bronze na categoria intermediária, a conquista foi motivo de muita emoção. “Achava que não iria ganhar, pois competi com pessoas do sexto ano nono ano. A prova era muito difícil e tinha conteúdos que eu ainda não aprendi”, conta.

 

Os alunos Dante Lamounier e Laura Pinto posam com as medalhas de bronze conquistadas na competição.

 

Segundo Maria Ratton, aluna do 7º ano e ganhadora da medalha de prata na categoria intermediária, a classificação também foi uma surpresa, pela dificuldade da prova. “Eram muitos países participantes e muita gente boa competindo. Mesmo assim acredito que tudo o que a gente realmente quer, a gente conquista”, ensina.

 

 

A preparação prévia à viagem foi importante para o sucesso da também medalhista de prata na categoria júnior, Ana Luiza Martins, do 6º ano. “Estudei para saber mais sobre os conteúdos que poderiam cair na prova”, diz. A aluna relata ter gostado da experiência de viajar sozinha para um país tão diferente. “Gostei de conhecer um país do outro lado do mundo e competir com pessoas de outros países, mas estava com muita saudade da minha família”, confessa.

 

Reconhecimento e gratidão

Era visível o orgulho dos pais e familiares que compareceram à área de desembarque do aeroporto para receber a equipe de competidores. Na opinião de Joana Tavares, mãe da aluna Maria Tavares, a viagem foi a coroação de todo o esforço e dedicação. “Foi muito legal ver todos eles dedicados, trabalhando em grupo e levando tudo muito a sério. A viagem superou as expectativas em todos os quesitos, tanto pelo número de medalhas, pois os orientais se preparam muito, quanto pela experiência de estarem sem as famílias, apenas acompanhados pelos coordenadores e tomando decisões sozinhos”, opina.  Para Joana, a metodologia da Maple Bear foi um diferencial para a importante conquista. “Os meninos tiveram apenas dois meses para se preparar e apresentaram um desempenho fantástico. A escola também desenvolve essa independência neles e cria uma cultura para esse tipo de campeonato. A autoestima de todos ficou muito elevada. Eles formaram uma família durante a viagem”, destaca.

 

"Essa vitória nos mostra que a escola está no caminho certo, que estamos fazendo um bom trabalho e que temos uma equipe pedagógica competente. É um mérito nosso, mas não podemos nos esquecer que também é das famílias." (Aparecida Carvalhais, Diretora Educacional)

 

Para a Diretora Educacional da Maple Bear Belo Horizonte/Nova Lima, Aparecida Carvalhais, o potencial e competência da delegação para representar a escola não era uma surpresa. “Fiquei encantada, porque não esperava um resultado tão bom, em um curto período de dois meses de preparação”, ressalta. A vitória, segundo ela, coroa o esforço e o mérito do trabalho desenvolvido na sala de aula e o retorno dado pelos alunos. “Somos uma escola nova, com apenas 11 anos de existência, e essa é a primeira participação deles nesse tipo de competição. Isso nos mostra que a escola está no caminho certo, que estamos fazendo um bom trabalho e que temos uma equipe pedagógica competente. É um mérito nosso, mas não podemos nos esquecer que também é das famílias. Temos que reconhecer a dedicação e parceria dos pais, nesse momento. A participação deles foi essencial para a realização desse feito”, acrescenta.

 

Confira a lista dos alunos com menções honrosas

 

  • Luana Lages (Year 4)
  • Camila Nassif  (Year 5)
  • João Lucas Aguiar (Year 5)
  • Álvaro Zanon (Year 6)
  • Mariana Fialho (Year 6 )
  • Miguel Grossi (Year 6)
  • Davi Costa (Year 7)
  • Francisco Lustosa (Year 7)
  • Laura Silveira (Year 7)
  • Maria Loureiro (Year 7)
  • Theo Lacerda (Year 7)

 

Veja também

 

- Álbum de fotos do evento no Facebook  da Maple Bear Belo Horizonte / Maple Bear

Copyright 2020 Maple Bear BH | Todos os direitos reservados
CNPJ: 09.211.234/0001-52
Razão Social: NEED - Nortear Empreendimentos Educacionais LTDA.
Desenvolvido por Agência Escaleno
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram