(31) 3275-1111

Math Delegation do Ensino Fundamental participa de Olimpíada Internacional de Matemática na China

No próximo dia 15 de novembro, os alunos do Ensino Fundamental I e II das unidades Maple Bear Santa Lúcia e Alphaville Lagoa dos Ingleses embarcarão para a China, representando a escola na Olimpíada Internacional de Matemática. A equipe, formada por 15 competidores, estará acompanhada de alguns familiares e dos coordenadores pedagógicos Thays Silveira e Daniel Dutra.

 

Preparação e aprendizado

Segundo a Professora de Matemática Talita Abreu, o convite para a viagem surgiu após a participação na competição nacional “Matemática Sem Fronteiras”, que consiste em uma prova realizada em grupo. “Participamos pela primeira vez e houve uma adesão em massa por parte dos alunos. É uma prova muito difícil, aberta, que exige uma estratégia muito grande. Ainda assim tivemos um recorde de medalhas de ouro, nos Years 5 e 8, e de prata, nos years 4, 6 e 7”, conta.

Após a confirmação da participação, foi dado início à preparação dos alunos selecionados de acordo com o rendimento e perfil competitivo, para compor a delegação. “Percebemos a necessidade de trabalhar um pouco os conteúdos e formatos da olimpíada, para que eles estivessem mais familiarizados e começamos a realizar um treinamento de questões toda as quartas-feiras. Foi um tempo pequeno, mas suficiente para discutir questões das edições dos anos anteriores”, explica Talita.

A professora não esconde o orgulho e a expectativa de conquista de novas medalhas. “Por mais que seja algo muito novo para eles, eu acredito que será uma oportunidade maravilhosa poder participar de uma olimpíada internacional. Estamos torcendo pelos resultados, mas o que importa mesmo é a experiência”, ensina.
Para o coordenador Daniel Dutra, a experiência de viajar para outro país e participar de uma competição internacional é algo único. “Além da representação na olimpíada, a viagem proporciona a oportunidade de conhecer um país e uma cultura totalmente diferentes, além de pessoas de todo o mundo”, diz.

Segundo o coordenador, a disputa apresenta provas individuais e em grupo, habilidades já trabalhadas dentro da proposta pedagógica da Maple Bear. “Eles têm toda a capacidade para conquistar medalhas, mas acredito que o maior aprendizado será o de superar seus próprios limites e dar o melhor de si. É uma vivência que também desenvolve a autonomia e a maturidade, em decorrência da distância das famílias”, acrescenta.

 

Competidores

Miguel Grossi, aluno do Year 6, conta suas expectativas sobre a viagem. “Estou muito animado. Temos feito várias atividades e estamos nos preparando. Mesmo se não ganharmos medalhas, já acho a experiência muito válida”, afirma.

A aluna Maria Tavares, do Year 7, também compartilha a alegria de representar a escola internacionalmente. “Nunca estive na Ásia. Será muito legal conhecer outro continente, uma cultura diferente, pessoas diferentes. Estamos ansiosos com a competição, mas também, com os passeios”, diz.

Perguntada sobre a competição, a aluna acredita que será uma prova bem difícil, mas afirma que todos estão se esforçando muito. “Não estamos esperando ganhar nada muito grande, porque é nosso primeiro ano e os conteúdos são muito avançados, mas estamos confiantes de que iremos alcançar uma boa pontuação. Sou muito grata à Miss Talita por todo o trabalho árduo conosco. Todos os outros professores nos deram uma base muito boa, mas foi ela quem me incentivou e me fez gostar da matemática”, confessa.

Copyright 2020 Maple Bear BH | Todos os direitos reservados
CNPJ: 09.211.234/0001-52
Razão Social: NEED - Nortear Empreendimentos Educacionais LTDA.
Desenvolvido por Agência Escaleno
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram